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 O setor dos transportes rodoviários é o mais perigoso

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Vitor Branco

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MensagemAssunto: O setor dos transportes rodoviários é o mais perigoso    Qua Mar 25 2015, 16:38


O setor dos transportes rodoviários é dentro da UE, um dos que encerra maiores perigos. As estatísticas de acidentes da base de dados europeia CARE mostram que, anualmente, morrem nas estradas europeias cerca de 10 000 pessoas. Estes números incluem, em média, 1300 motoristas de transporte de passageiros e veículos “pesados” de mercadorias.

O risco de acidentes rodoviários não é o único a que os motoristas estão expostos. Para além das situações decorrentes da permanência do estado de segurança dos veículos e demais equipamentos de trabalho em utilização, refiram-se a título de exemplo, o risco de desenvolvimento de problemas dorso lombares, provocados pelo facto dos mesmos permanecerem sentados durante longas horas, o risco de lesão devido a quedas em altura durante a movimentação/manipulação de cargas e no processo de atrelagem de reboques. Por outro lado, os motoristas enfrentam, ainda, condições ambientais adversas, e exposição a perigos físicos como, por exemplo, o ruído, vibrações e também a exposição as substâncias perigosas.

Quando comparados com outros grupos ocupacionais, os motoristas apresentam elevado absentismo e incapacidades várias para o trabalho, tanto a nível psicológico (fadiga, tensão e sobrecarga mental, perturbações do sono, etc.), como perturbações músculo-esqueléticas (costas, joelhos, pescoço e ombros).

Além disso, a pressão/gestão do tempo atribuído para a execução das tarefas/atividades pode provocar stresse relacionado com o trabalho, maus hábitos alimentares, perturbações do sono, pausas inadequadas e descanso insuficiente. Os longos períodos de trabalho com horários de trabalho irregulares, a solidão, falta de envolvimento, agressão do público/clientes, de colegas de trabalho, de outos condutores ou utilizadores da via pública e/ou a separação da família e dos amigos, são outros aspetos relevantes e potenciadores de riscos psicossociais.

No contexto do transporte rodoviário, a pressão do tempo é um grande fator gerador de stresse. Assim, no transporte de passageiros (particularmente em meio urbano ou suburbano) o volume de tráfego e o movimento de passageiros dificultam o cumprimento de horários, aumentando a complexidade da tarefa; no transporte de mercadorias, as pressões de tempo impostas muitas vezes por razões económicas são igualmente também geradoras de stresse.

Em qualquer dos contextos (passageiros ou mercadorias), as condições organizacionais de trabalho devem assegurar que o trabalhador tenha acesso às indispensáveis condições de repouso e recuperação funcional.

A atual abordagem da prevenção de riscos convoca a área da segurança e saúde nos locais de trabalho para o domínio da gestão global das empresas.

Esta abordagem traduz-se nomeadamente na: Observância dos princípios gerais de prevenção; Incidência sobre as concretas atividades de trabalho e de produção; Valorização da participação dos trabalhadores; Consideração de todos os fatores de risco e à interação dos riscos entre si; Previsão da intervenção na fase de conceção bem como na organização do trabalho; Adoção de processos de melhoria contínua.

Coloca-se assim em destaque, a necessidade das empresas melhorarem capacidades de gestão, aí integrando a prevenção dos riscos profissionais como forma de reunir, organizar e rentabilizar um conjunto de meios e de processos suficientes e adequados à promoção de níveis, cada vez mais elevados, de segurança, saúde e bem-estar. Neste modelo de gestão, a participação dos trabalhadores, enquanto atores da prevenção, assume uma dimensão essencial, não só quanto ao envolvimento nos domínios da informação e da formação, mas fundamentalmente no campo da consulta e da cooperação nas atividades da prevenção.

A função da prevenção dos riscos profissionais emerge, assim, como dimensão estratégica da gestão empresarial.


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